quarta-feira, 4 de junho de 2014

Deixados para trás - Jerry B. Jenkins, Tim LaHaye



Sempre tive muita curiosidade em ler a série Deixados para trás, na minha época de colégio até li o primeiro livro para adolescentes, mas apenas em 2012 após incansáveis recomendações de um amigo que resolvi ler a coleção para adultos.

Idealizada pelo estudioso do livro de apocalipse Tim LaHaye e escrita pelo o autor  Jerry B. Jenkins, a série tem como base o alfarrábio de Apocalipse e inicia-se com um acontecimento muito marcante, quando milhares de pessoas no mundo todo desapareceram sem qualquer explicação causando um verdadeiro caos. O primeiro tomo vai focar basicamente neste acontecimento e nas pessoas que ficaram para trás e na busca pelas explicações dos desaparecimentos.

Deixados para trás é composta por treze volumes muito fáceis de serem lidos. Ao longo dela vamos acompanhando os desafios dos personagens que estão dispostos a propagar o nome de Cristo e não se render ao anticristo, passando por muitas tribulações pela decisão que tomaram.

Os primeiros volumes li bem rápido e acreditei que em um mês iria terminar todos, mas a leitura em alguns momentos tornou-se cansativa e dei longos intervalos entre eles. Muitos deles foram escritos na base da “enrolação”, podendo facilmente ser unido a outro, aliás, o ultimo livro - o que está na foto - pode ser facilmente descartado. Acabei levando um ano e cinco meses para ler a série completa, mas ainda assim não acho que ela seja ruim, ao contraio, ela tem muitas qualidades e méritos, principalmente por se tratar de literatura cristã – já que é difícil encontrarmos livros do gênero. Em toda a saga percebemos muitas referências bíblicas e eu diria tranquilamente que ela pode ser usada como um estudo.

Agora sobre a edição brasileira...

Encontrei muitos problemas e uma grande falta de cuidado com a revisão e diagramação. Os textos estão cheios de erros e não estão com alinhamento justificado. Fica aqui meu puxão de orelha para a editora.
No mais Deixados para trás leva 4 estrelas pela história e pela idealização do projeto, 2 no quesito tamanho – porquê ela poderia ser menor e 1 pela edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário