segunda-feira, 2 de junho de 2014

O portal de capricórnio - M. R. Olivieri


Sinopse: Tem gente que não acredita em outros mundos, mas na Encosta de Capricórnio existe um portal para um mundo mágico e desconhecido onde a jovem Dru Ruver e seus amigos vivem a maior aventura de suas vidas dispostos a salvar a humanidade. Porque há pessoas nesta vida que têm como habilidade ver o que ainda não foi visto, observando tudo aquilo que acontece sem ninguém notar. 

Recebi da autora há algum tempo, e resolvi ler agora o ''O Portal de Capricórnio'', um livro de fantasia com um pouco de ficção científica, que já está ganhando notoriedade lá fora com direito a traduções para alguns idiomas e prêmios!

Conhecemos Dru Ruver, uma garota aparentemente comum que está em um período de grandes mudanças. Logo em que ela chega em sua nova casa, recebe a visita de um homem misterioso, mal sabendo ela que a visita lhe trará mudanças de proporções gigantescas para sua vida futura.

Pesquisando artefatos ''encontrados'' por Dru, ela se depara com algo que pertence a uma civilização antiga e junto com uma equipe de cientistas, tradutores, professores, historiadores que pretendem ir mais além das pesquisas, entram em uma situação sem volta e é então que a trama começa a ficar política e misteriosa.

O título do livro já dá a entender um ponto chave da transição de fantasia para ficção científica, mas se você não fizer uso da imaginação, é legal descobrir durante a leitura junto com as personagens o rumo que a autora trilhou.

Eu não sei se é devido a eu já ter lido muita fantasia nacional que eu sempre consigo enxergar uma fórmula ou um esqueleto nesse gênero, e apesar da autora ter sim um diferencial (tramas políticas, distópicas) em algumas partes eu senti o ''mais do mesmo'' tão temido. Mas é exatamente esse diferencial que faz a leitura valer a pena. Eu me sentia dentro do livro, e as injustiças que vão acontecendo no decorrer da narrativa, te faz sentir o que a personagem sente: revolta.

''O Portal de Capricórnio'' é o primeiro livro de uma trilogia, e o modo como ele acabou nos mostra um gancho para a autora começar o segundo e que se ela seguir por essa linha, vai ser um livro muito bom, melhor que o iniciante.

Descartando essas ressalvas, eu recomendo sim a leitura do livro, principalmente devido ao segundo que - querendo ou não - a autora nos mostra uma pontinha dele no final do primeiro e promete um clima mais distópico de ''salvamos o planeta, mas somos o governo''.


Adicione a sua estante: Skoob

2 comentários:

  1. Olá,
    gostei da ideia do livro. A edição parece ser bastante bonita.
    A minha lista de livros só aumenta :)

    Até mais.

    http://www.minhaqueridasophia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição é bonita sim, e a diagramação faz o livro ficar gostoso de ler.

      Abraços.

      Excluir