quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ultimamente na playlist: Vista pro mar - Silva



Que no Brasil temos uma grande diversidade, disso já estamos cansados de saber... mas ainda – para mim, pelo menos – salta nos olhos (ou nos ouvidos) quando encontro um trabalho diferente e de alta qualidade que não tenha um cunho apelativo no país das mulatas, do carnaval e do futebol (sim, estereotipei). 


Estou falando do segundo disco de estúdio do capixaba Silva: ‘’Vista pro mar’’. Sabe aquele estranhamento que percebemos ao ouvir Los Hermanos pela primeira vez? Então, isso acontece aqui também, adicionado de um pop eletrônico e sua ‘’melancolia dançante’’ que tanto gostamos. 


‘’Vista pro mar’’ é considerado um disco mais alegre se comparado com o seu antecessor: ‘’Claridão’’ e que, diferente desse (que foi feito sozinho), o novo trabalho de Silva contém a participação de Fernanda Takai. Claridão é outro álbum também com muito conteúdo, mas que falo dele depois. 

Segundo o próprio cantor, o pontapé inicial para o cd mais recente remete a toda a nostalgia presente no título e na melodia do disco: ele estava com seu irmão de frente ao mar e teve a sensação de que seria assim que queria que as pessoas percebessem ao ouvi-lo. E é exatamente o que consegue passar, sr. Silva... consigo até sentir a brisa marinha escutando Entardecer, por exemplo, canção que o cantor e compositor pôs um pezinho no reggae que deu muito certo!



Costumo sempre escolher uma música preferida dos álbuns para indicar a alguém de vez em quando, mas cada vez que escuto ‘’Vista pro mar’’ na íntegra, eu descubro uma música diferente para se tornar minha favorita... 

‘Amor à primeira ouvida’ eu senti escutando ‘’Disco Novo’’... A letra é surpreendente e a interpretação que temos a partir dela é mais ainda. Intimista, é claro. 

A canção de abertura tem o mesmo nome do álbum e fala sobre nadar contra a correnteza ‘’mesmo que sozinho...’’ Mas o carro chefe do álbum é ‘’É preciso dizer’’, que já conta com um vídeo clipe e pode ser conferido no youtube... aliás, falando de youtube, Silva disponibilizou o álbum inteiro para ser ouvido na sua conta, não é ótimo isso? 



Não poderia encerrar o post sem falar de ‘’Universo’’ que lembra um sábado chuvoso a noite. ‘’...essa casa é fria, mas não é vazia mais. O que eu quero é sua companhia, o restante a noite faz.’’ 

Álbum mais que recomendado e que desde o seu lançamento não sai da minha playlist. Ele pode ser comprado em sua versão física em livrarias como a Saraiva. 

Conheça: ‘’Universo’’, ‘’Okinawa’’ e ‘’Maré’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário