sábado, 14 de junho de 2014

O Sol é para todos - Harper Lee

Em uma conversa com uma pessoa sobre os livros que lia e resenhava ela questionou que nenhum destes tivesse alguma relação com a luta contra o racismo. O motivo para isso é simples: fiquei durante um ano e meio escrevendo sobre o assunto para o meu trabalho de conclusão de curso. Ainda assim não acho que por ser negra eu só tenha que ler e escrever sobre o assunto, a literatura não é para mim uma forma de levantar bandeira, mas sim meu passatempo e meu descanso, claro que também utilizo como forma de obter conhecimento e outras finalidade, mas não é o principal. Após dois anos de formada por puro deleite resolvi ler O Sol é para todos e é sobre ele que vou fala neste post.



A história se passa no estado do Alabama no Sul dos Estados Unidos, local onde a sociedade é marcada pelos seus preconceitos raciais e sociais. Cada classe tem o seu lugar. A narrativa se dá sobre o ponto de vista de uma menina de seis anos conhecida como Scout que vive com o irmão Jem e o pai que é advogado, Atticus. O inicio vai contar o cotidiano desta cidade e a rotina das crianças na escola, suas brincadeiras.
Uma das coisas curiosas de se saber: existe um personagem que é um mistério para todos, ele nunca sai de sua casa e por isso as crianças sentem medo dele e criam fantasias com relação a ele e sentem muito medo dele. Em quase todo o livro eu torci pelo seu aparecimento.

"Porque fomos derrotados há cem anos, não significa que agora não possamos tentar ganhar."

Na segunda parte do livro acontece o fato mais marcante. Um negro foi acusado de violentar uma jovem branca e a partir de então vamos acompanhar o caos que isso causou na família de Fintch, pois ele foi designado a ser o advogado de defesa. A família Fintch que até então era muito respeitada passa a sofrer pequenas represálias e muitas delas são direcionadas as crianças. E acompanhamos todo o tribunal e aqui tá a parte mais sensacional do livro. E aqui vamos percebemos o quanto as pessoas podem ser cruéis.

"Coragem é saber que estamos perdendo a partida, mas recomeçar na mesma e avançar incondionalmente até o fim. Raramente se ganha, mas às vezes conseguimos."

Ao decorrer da história percebemos que o acusado é inocente, mas será que isso fará alguma diferença?

A narrativa de Harpe Lee é capaz de encher nossos olhos de lágrimas diversas vezes. É impossível não se comover com a ingenuidade de Scout, o julgamento e todo o cotidiano daquela cidade. A beleza da inocência da infância, a formação do caráter de um adolescente e a sabedoria de Atticus.

"Alguns pretos mentem, alguns pretos são imorais e alguns homens pretos são perigosos para as mulheres... brancas ou pretas. mas esta verdade aplica-se à raça humana e não a uma raça específica."


Por toda a sua riqueza, a esperança que O sol é para todos nos proporciona e muitos outros motivos este livro deve ser lido. E a minha maior tristeza é saber que Lee não escreveu outros livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário