quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Leituras do mês - Setembro 2014 #Allison

Não, não é ilusão. O post é realmente sobre as leituras de setembro :/. Só fui perceber esse pequeno deslize quando fui começar o post das leituras de outubro, but... vem conferir o que eu li e achei das leituras do mês 09 do ano! 

01- The Smiths - A Biografia - Tony Fletcher: 

Vou falar que me apaixonei por esse livro pois não tem outro sentimento que corresponda. Conheci os Smiths lá por 2009 quando lançou o filme ''500 dias com ela'' e aquela cena clássica do elevador me fez ter curiosidade de procurar a banda e até então só conhecia os singles. Já esse ano eu encontrei Smiths em uma leitura: Eleanor & Park. Eu precisava ouvir mais dessa banda que tem tanta influência no cenário britânico e americano do mundo e é claro que me apaixonei por ela. Tanto que duas semanas depois já estava indo nas livraria comprar a biografia e cds da banda. Deixa eu falar um pouco sobre a experiência de leitura da biografia: é uma leitura indispensável para qualquer fã. O comecinho do livro vai ser arrastado pois o autor vai contar desde a criação da cidade dos Smiths (Manchester), a criação dos integrantes para depois começar a falar sobre a criação da banda com o primeiro contato dos integrantes e primeiros ensaios. Depois dessa parte um pouco menos importante a leitura vai crescendo e os conflitos aparecendo e acredite: se você já chora por lembrar que nunca vai a um show da banda, prepare lenços pois o livro só vai ter confirmar isso e esfregar vagarosamente na sua cara, haha! Recomendadíssimo!  



02- Correr ou morrer - James Dashner: 

Tinha esse livro na minha estante desde o começo do ano mas só fui pegar agora para conseguir assistir ao filme no cinema e acabou que nem fui. Motivo: me decepcionei muito com o livro. Quando eu parei para e ler a sinopse e vi todo aquele clima de labirinto e mistério no ar eu achei que o livro fosse seguir por essa linha e não por uma linha de ficção científica mal construída. Fãs da serie que me desculpem, mas a guinada que o autor dá lá pelo fim do livro só me confirmou que sim, eu estava achando esse livro uma droga. Mas deixa eu falar um ponto positivo: o relacionamento dos meninos da clareira é bem construído e você consegue sentir o clima tenso que aparece por lá. Não precisava nem falar que não vou continuar com a série, né? 


03- Sangue na neve - Lisa Gardner:





Depois de Maze Runner eu precisava de algo bem diferente para desopilar e resolvi pegar um policial... não sou fã do gênero mas os poucos que li até agora ainda conseguem me surpreender e com esse não foi diferente. A leitura é bem fluída e apesar de que eu fui esperando encontrar muita neve e sangue (o que não acontece) a construção psicológica dos personagens foi bacana e isso já me ganhou nas primeiras 100 páginas. Recomendo para fãs e não-fãs do estilo!










04- Garoto encontra garoto - David Levithan: 




Da série: pretendo ler tudo do David, veio mais um capítulo: o boy meets boy. Outro livro com personagens bem criados, relacionamentos que conseguem ir à flor da pele, e um toque de humor e drama durante a narrativa e algo que o sr. David é mestre: citações extraordinárias que dão vontade de comprar um pacote de post-it só para marcar. Adorei a leitura mas meu preferido do autor continua sendo ''Todo dia''.
P.S.: a capa escolhida foi a que eu votei lá na página da editora, hihi. 








05- Se eu ficar - Gayle Forman:





Livro queridinho! Li muito rápido para tentar ir assistir o filme no cinema mas acabei não assistindo ainda. Não fui não pelos motivos de Maze Runner, mas por que a vida não me deixou ir no cinema ver ele. haha. O livro tem realmente a temática séria e triste que é passada no próprio trailer e toda a dinâmica musical proposta também é bem perceptível. Eu achei uma leitura bem despretensiosa mas que consegue nas entrelinhas passar uma mensagem bem bonita de apoio, de família, de amizade, de pessoas importante na nossa vida. Vale super a pena a experiência que é a leitura desse livro!









06- Garota exemplar - Gillian Flynn:

Ai pessoas, livro da vida! Desde que a intrínseca lançou esse livro e fez aquela campanha de divulgação enorme que eu fico morrendo de vontade de ler mas só fui pegar ele agora adivinhem por que? Filme é claro. A manipulação psicológica que a autora faz durante a escrita é fenomenal! Eu terminava um capitulo achando que o culpado era o marido e terminava o outro achando que a esposa não era vítima e isso era um ciclo que me fazia ler ferozmente. Existe uma série de reflexões passadas durante a leitura sobre confiança, ambiente familiar, ambiente de trabalho, e sobretudo a manipulação da mídia, que foi com certeza um dos pontos mais altos do livro. Não sei se por a autora ser jornalista ou por qualquer outro motivo ela conseguiu traduzir em letras tudo o que eu penso sobre como a mídia afeta o pensamento e o modo de agir das pessoas. Agora comprovei o quanto a imparcialidade no jornalismo é importante e o quanto estamos alheios ao que acontece a nossa volta. E o final? O final é bastante inquietante e desconfortável para o leitor. Não por ser um final ruim, longe disso. Mas por ser um final realista. O que comprova o quanto estamos acostumados com contos de fadas e não com relacionamentos interpessoais. Incrível! 




Essas foram as leituras de setembro, logo mais falo um pouco sobre as de outubro, que já adianto: não deixaram a desejar! Até! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário