domingo, 30 de novembro de 2014

Minha experiência com Harry Potter


Na minha adolescência não li Harry Potter. Minha vida literária foi marcada pelos Karas de Pedro Bandeira, e por outros livros do autor. Durante muito tempo não tive qualquer interesse em ler HP, mesmo com tantos elogios e hoje vou contar um pouco porque criei esse preconceito com o menino bruxo e o que me fez mudar de ideia bem como minha experiência de leitura do primeiro livro.

Sou cristã protestante, e cresci na igreja evangélica e era uma boa frequentadora da escola dominical. Continuo cristã protestante, mas minha atual igreja não tem escola dominical. Na igreja que era quando nasci não se falava muito de mensagens subliminares, ou melhor, acho que não me recordo se falavam, mas mais ou menos aos oito anos mudei de igreja, e lá um dos assuntos principais eram as mensagens contidas por trás de muitos filmes, desenhos, e acreditem, até a boneca Barbie sofreu com isso. E eu tenho Barbie até hoje e já tinha vhs's da Disney e sou apaixonada por eles.

Na época do lançamento do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal aconteceu um enorme alvoroço, ele foi assunto de várias aulas. "Vocês não podem assistir isso, fala sobre bruxaria, o menino tem um raio na testa, escolas estão obrigando alunos a lerem." Gente, tudo que é proibido despertam o interesse. No dia seguinte à aula, mesmo morrendo de medo das bruxarias eu corri para biblioteca da escola atrás do livro, e não tinha. Um amigo e eu vimos uma menina com o livro que ela pegou emprestado com uma prima (algo do tipo) e não tivemos acesso a ele.

Ok. Algum tempo passou e a escola adquiriu os livros, mas meu interesse e curiosidade haviam passado e eu simplesmente não queria mais ler nada do assunto. Vi o primeiro filme na escola, mas não prestei atenção em nada e por isso só tinha uma vaga lembrança das cenas finais. 

Alguns anos se passaram e eu comecei a pensar em ler, conversei com um amigo quando fomos à bienal de Minas e ele não leu pelos mesmos motivos que eu, a igreja fez uma advertência e quando ele ganhou o livro a mãe dele queimou. Mas juntos chegamos a conclusão de que se tivéssemos lidos na época da adolescência teria mudado muito a nossa vida de leitor, mesmo já gostando de ler.

Minha amiga da faculdade é uma apaixonada por HP e depois de ouvi-lá falar muito sobre os filmes e livros eu decidi que queria ler, ela sempre dizia: O que mais amo em Harry Potter são as relações de amizade, você vai gostar. Então ela me emprestou o primeiro livro e fiquei enrolando um tempão para ler, depois ela me presenteou com o DVD e disse: pelo menos assista ao filme. E enrolei também. Por fim, durante um período de luto e que sabia que não conseguiria ler nenhum livro denso decidir iniciar a leitura e não rolou. Desculpa, mas não rolou mesmo. Resolvi fazer uma pausa.

Não gosto de terminar o ano com leituras em pausa e por isso em outubro resolvi retornar a leitura e foi aí que Harry Potter me ganhou. A pergunta que não quer calar é: como sobrevivi todos esses anos sem ter lido?

Não vou apresentar o enredo, pois acredito que muitos já o conhecem. Mas quero dizer que me apaixonei principalmente pela Hermione, me identifiquei muito com a personagem. O universo criado por JK Rowling é encantador. Não tem outra palavra para definir a não ser: Cativante. De cara já me conectei aquele mundo e me apaixonei.

Após ler o primeiro livro já fui assistir ao filme, e gente, como toda adaptação muita coisa fica de fora, mas ainda assim gostei muito do que assisti. E não tem como não dizer que morri de vontade de ter uma coruja como animal de estimação. 

“Mas daquele momento em diante, Hermione Granger tornou-se amiga dos dois. Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas.” Página 156

Defini que no próximo ano quero tentar ler um livro por mês até terminar a série.

E sobre o que a igreja falou. O livro não tem anda demais, é apenas a luta do bem contra o mal e isso acontece diariamente em nossas vidas. Então larguem seus preconceitos e vamos nos aventurar nesse incrível universo.

Um comentário:

  1. Ai caramba, me emocionei com sua relação com HP. Eu não conheci a saga quando era pequena, apenas há dois anos, quando tinha 15, fiz amigos que gostavam muito da saga e comecei a ler pelo último livro. Apesar de ter pegado a história no final, achei fantástica e consegui me envolver. Eu já gostava de ler antes de Harry Potter, mas foi com essa saga que eu comecei a me interessar em buscar informações sobre os autores de livros e adaptações. Então, posso dizer que HP foi a história que mais mudou minha vida, tendo me dado amigos e uma paixão ainda maior por livros em geral.
    No blog que participo também já fiz uma postagem - no dia em que fazia dois anos que comecei a ler - falando sobre a minha relação com a saga. Aqui está o link: http://leitoresforever.blogspot.com.br/2014/10/postespecial-sagaharry-potter-e-eu-hoje.html

    Beijos
    Leitores Forever

    ResponderExcluir