terça-feira, 30 de dezembro de 2014

2014: O melhor filme assistido do ano, por: Allison Feitosa

Parece ser difícil escolher o melhor filme do ano para nós que temos o costume de assistir a várias produções, mas quando assisti a Her (Ela) eu tinha a certeza de que era aquele filme que ocuparia o lugar de melhor do ano, sem dúvidas. O filme foi lançado em 2013, tanto que levou até indicação para o Óscar que aconteceu esse ano, sendo indicado em 5 categorias e ganhando a de Melhor Roteiro Original, indicado em 3 no Golden Globe e ganhando a de Melhor Roteiro e em 6 categorias no Critic's Choice Movie Awards e ganhando novamente a categoria de Melhor Roteiro Original... dá para imaginar que o filme não pecou no quesito roteiro né? Pois vamos a ele,


O filme (escrito, produzido e dirigido por Spike Jonze) vai nos apresentar Theodore (Joaquin Phoenix) recém divorciado e ainda passando pela fase do desapego. Ele trabalha em uma agência que cria mensagens para cartas e cartões (coisa que nunca vi aqui pelo Brasil mas que já conhecia a ideia pelo filme 500 dias com ela) que um misto de agência publicitária e agência de cartões postais, como já disse, nesse lugar Theodore escreve cartas para outras pessoas (encomendadas por segundas pessoas) baseado em memórias, fotos e breve resumo e orientação de quem encomenda. A poesia do filme já começa de fato ai, percebemos que Theodore coloca muito de suas experiências próprias no conteúdo das ''cartas alheias''. O filme se passa em um futuro não tão distante do nosso (mas definitivamente mais bonito) e bem mais avançado tecnologicamente falando. Não muito diferente da nossa sociedade atual, nesse mundo as pessoas são dependentes de celular, aparelhos para comunicação em geral e entretenimento. Surge então uma empresa que tem a ideia de criar um sistema operacional que teoricamente possuísse emoções. O sistema seria individual e serviria como secretário(a) do usuário e outras coisinhas mais... 
Como Theodore é um homem solitário ele não titubeia e compra o S.O. para conhecer essa nova tecnologia e eis que descobrimos que sim, o S.O. possui uma espécie de personalidade própria que acaba apaixonando Theodore. (Ok, sem falar que a moça que faz o S.O. tem a voz sexy da Scarlett Johansson, NÃO assista dublado, você perde metade do processo criativo do filme, desculpa). 


A fotografia do filme é incrível e eu concordo com a Thalita quando ela diz que nosso mundo deveria ter aquelas cores:



É em meio a todo o caos comunicacional que Spike Jonze constrói seu cenário, pondo em pauta questões importantes como a comunicação entre o homem e a máquina e claro, a dependência que temos com a tecnologia. 


O filme é considerado uma comédia romântica mas eu considero ele mais drama que comédia. Ele passa sim uma aura alegre que você se pega sorrindo de vez em quando mas não lembro de rir com muita frequência para que ele seja considerado comédia. 


A trilha sonora presente no filme é basicamente instrumental, mas um ponto alto nela é nossa querida Scarlett em um dueto com Joaquin com a música The Moon Song: 


Já falei tanto desse filme mas acho que não consegui expressar metade do que senti ao assisti-lo, é simplesmente genial, super recomendado e claro, favoritado por mim. Segue o trailer e tenha um bom filme! 



''-Nunca amei ninguém como eu te amo.
-Nem eu. Agora sabemos como é.'' 


Um comentário:

  1. Também não consigo entendê-lo porque colocá-lo no meio das comédias, pois para mim este também um drama. Filme maravilhosíssimo, concordo com cada palavra sua. E fiquei surpresa ao notar que você lembrou-se do que disse quanto as cores.

    Excelente post, sócio!

    ResponderExcluir