quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Top 10 - As melhores leituras de 2014 - Allison

Tive a impressão que 2014 passou voando mas quando fui rever as leituras que fiz esse ano eu percebi que tem livro que parece que li há séculos, então talvez o ano não passou tão rápido assim... a ideia seria de escolhermos apenas 5 livros que mais gostamos das leituras no ano, mas como tanto eu como a Thalita lemos muito, fica difícil filtrar apenas 5... ao todo fiz 90 leituras durante 2014 e adorei, pois ao contrário de 2013 que li 130 livros esse ano eu tive a liberdade de demorar semanas em um livro chato e até de ler vários ao mesmo tempo. Sem mais enrolação vamos a minha lista: 

10, 9, 8:

  

#10: Foi um dos primeiros livros que li em 2014 e agora no fim do ano, 12 meses depois continuo com o mesmo pensamento que muitos sentem vontade de me jogar pedras: é um livro melhor que ''A Culpa é das Estrelas'', deixa eu explicar: não é pela minha birra com ACEDE, mas a escrita do Alessandro é tão poética e passa aquela tranquilidade ao mesmo tempo que conta uma estória triste e que aproxima o leitor do personagem... achei bem mais simples e intimista que o best seller, não vou falar da temática pois já seria spoiler, mas vale a pena ser lido por todos independente da idade. <3

#9: Eu curso jornalismo e escrever é algo fundamental no meu dia a dia. Conheci esse livro em algum vídeo antigo do canal da Tati Feltrin e quando fui na livraria um dia desses ele me chamou e tive que comprar... que livro espetacular! Schopenhauer não vai te dar uma aula sobre como escrever. Ele vai fazer você pensar 5 vezes antes de sair por ai escrevendo qualquer coisa. Ele tem um humor ácido e pessimista que não torna a leitura chata e cansativa, ao contrário: faz a leitura fluir e tira o livro do patamar de livro técnico. Indispensável!

#8: Minha gêmea Brenda (do Catavento de Ideias) sempre indicava esse livro e eu sempre via ele na lista de 9,90 da Saraiva e uma vez resolvi dar uma chance e comprar um exemplar para conhecer, e OMG! Me envolvi tanto com o livro que comecei e só quis parar quando terminei. O livro começa de um jeito manso e traz uma reviravolta inimaginável que faz o leitor ficar boquiaberto (alguém fala isso normalmente?) com o desdobramento que o acontecimento chave da estória desencadeia. Muito bem bolado e simples! 

7, 6, 5:

  

#7: Melhor conclusão de série EVER! Fiquei com um pé (ou a perna toda) atrás quando soube que o que seria uma trilogia se transformaria em série e não foi a toa: o livro 4 e 5 da série foram um pouco zzzzz e dá para perceber que a autora estava só enrolando os leitores mas O QUE FOI O LIVRO 6? Fantástico! Adrenalina a flor da pele do começo ao fim, parabéns Cassandra! <33

#6: Mais um daqueles livros que você pega sem pretensão nenhuma e ele acaba surpreendendo das maneiras mais positivas possíveis.. quando soube que haveria uma série eu corri e peguei o livro na minha estante e adorei toda a critica social presente por trás da vida (ou do que sobrou dela) da cidade onde do nada várias pessoas sumiram e surgiu então a teoria do arrebatamento. É bem humano e mostra o quanto somos ''plásticos'' para nos encaixarmos nos mais diversos tipos de sociedade. 

#5: Olha ai, agora vocês não podem dizer que sou hater do John Green. Mas sério, eu sempre achei o Quem é você, Alasca o melhor livro do John mas até ler este. Cidades de Papel traz uma reflexão bem séria e o humor do John não conseguiu se perder no meio dela. Demais!

4, 3, 2:

  

#4: Mais uma vítima do vai virar filme, vou ler. Ele entrou para minha lista de desejados desde a campanha massiva de publicidade da intrínseca quando lançaram (lê-se mandar para todos os parceiros) e quando soube do filme não pude aguentar. Toda a trama cheia de reviravoltas e personagens vítimas da mídia e de si próprios causou um impacto tão grande de pensamentos na minha cabeça que quando a pessoa vem me falar que não gostou do livro eu fico: uhum, ok. 

#3: Não é a toa que Truman é considerado tão mestre no jornalismo literário. O cara faz você se apaixonar por assassinos reais e deixar a família que foi assassinada em segundo plano... ok, a ideia é perigosa, mas ao pensar na maneira que ele criou para contar um fato e ter a liberdade de ''romancear'' ao mesmo tempo é tão brilhante que você se perdoa por sentir empatia por seres tão desprezíveis. 

#2: Por que demorei taaanto tempo para ler 1984? Essa foi a pergunta que não quis calar quando eu ainda estava lendo a última linha da obra prima de Orwell. Todo o conceito de estamos sendo vigiados e a ideia de não ter liberdade de expressão é tão próxima de nós que assusta e nos deixa alerta ao mesmo tempo. Não é a toa que o livro futurista foi proibido durante um tempo... isso é um colírio! Pense naquela velha questão clichê da razão dos governos vigentes nunca investirem em educação, que a peça chave para entender esse livro é desvendada. 

1!!! 


O #1 Não poderia ser outro se não o clássico dos clássicos universais! Crime e Castigo promove uma introspecção tão grande que você revive todas as coisas maléficas que fez na sua vida e tem vontade de se punir por cada uma delas. Quando o nome ''Dostoiévski'' me vinha a mente eu pensava em romances com uma linguagem super rebuscada, difícil (e chato) de ler e tamanha foi minha surpresa quando encontrei uma leitura fluida e com uma linguagem um tanto acessível me esperando no meio das peripécias de Raskolnikóv. Uma característica que já percebi dos livros e contos que já li do Dostoiévski é que sempre o protagonista é insano de uma forma ou de outra. Se ele não é, as pessoas e o próprio meio em que ele vive torna-o. É surpreendente a maneia como o autor nos mostra o quão distantes os personagens estão de nós e ao mesmo tempo o quão próximos eles estão. Assustador. Genial. Obrigatório! 

2 comentários:

  1. Já resenhei Branca como Leite, Vermelha como Sangue no meu blog, foi a minha primeira resenha e eu acabei fazendo uma resenha positiva mesmo eu não gostando do livro... srrrr! Eu não gostei nada da escrita do autor, contrário de você, eu achei muito artificial e sem graça. O final do livro, nem se fala... Do nada "pessoas" morrem e Leo esquece de vez "elas". Além do romance escolhido pra o final ser de no máximo 3 páginas.
    Enfim, parando por aqui! Amei o post, li outros livros da lista também, mas se for comentar, já viu...

    http://cupcakeleitor.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, todo mundo que eu comento sobre esse livro ''Branca como a neve...'' fala a mesma coisa: que achou superficial... mas sei lá, achei tão poético que gostei. rsrsrs

      Abrações!

      Excluir