terça-feira, 3 de março de 2015

A teoria de tudo


Que o ano promete no quesito filmes bons isso não é novidade, e o que percebi olhando algumas listas de lançamentos para 2015 foi que vários deles tem um fundo de verdade, ou seja: baseados em fatos reais. O filme ''A Teoria de Tudo'' ou The Theory of Everything no título original vai nos apresentar a história de vida do físico Stephen Hawking e seu sucesso no mundo da física teórica em paralelo com seu declínio em razão de uma doença que tirou o movimento das pernas, a fala e a sensibilidade em algumas partes do corpo. 


Um papel de grande importância e destaque no filme foi o da Jane Hawking, ex-esposa de Stephen. A relação apaixonante e parceira dos dois consegue nos fazer pensar que estamos assistindo a um filme de romance fictício, pois a relação entre os dois é tão pura, verdadeira e natural que chega a ser estranho pensar que casais assim ainda existam. (Sim, estou acostumado a sempre esperar o pior das pessoas na vida real). 

Durante o começo da doença de Stephen, Jane segura praticamente sozinha o teto que desaba sobre a família que apesar de continuar muito unida e alegre, Jane não podia contar com a ajuda dos filhos ainda crianças para cuidar do pai e marido. É ai que entra o melhor personagem e a melhor atuação do filme: Jonathan (interpretado brilhantemente por Charlie Cox) um amigo do casal que vem para ajudar Stephen e a família com a doença. Que nos traz a outro ponto forte do filme: a amizade. Stephen recebeu apoio incondicional dos amigos. É uma relação muito bela de ser ver. 



Eu teria um coração de pedra se dissesse que o filme não emociona, principalmente quando lembramos que tudo aquilo realmente aconteceu com um jovem brilhante com um futuro brilhante (coisa que se concretizou). Ótimas atuações e uma também ótima direção de James Marsh o filme não passa despercebido e não deixa a desejar. Super recomendo! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário