terça-feira, 28 de abril de 2015

A isustentável leveza do ser - Milan Kundera

Dividido em várias partes que falam do corpo, da mente e de diversos conflitos mundiais, A Insustentável Leveza do Ser vai nos contar sobre a vida de quatro personagens centrais em uma narrativa atemporal. 

Primeiro somos apresentados ao casal Tereza e Tomas. Ela é insegura e mostra que de todas as experiências vividas só tirou para si as más experiências. Ele é um mulherengo romântico que busca em cada saia ou espartilho experiências novas. E foi assim, leve e gradativamente que os dois foram se aproximando para dividir a más experiências. 

Sabina e Franz fazem parte da segunda ''leva'' de personagens que o livro apresenta. Sabina é uma prostituta e Franz um de seus clientes a que a mulher mais se afeiçoou. O problema é que Franz não esqueceu sua mulher e a amante acaba ficando em segundo plano. 

É no meio do enredo que o autor vai nos mostrar questões para reflexão como a guerra, a medicina, a religião, a morte e o suicídio. A trama é conduzida de forma bem poética e cheio de questões subentendidas. Cheio de metáforas na maioria sobre vida e morte, prazer e conformismo o autor nos conduz a uma experiência introspectiva de maneira bem delicada. 



Eu particularmente adorei quando Tereza segue no ramo do fotojornalismo e mostra a importância que é a de documentação dos fatos, principalmente em um momento tão estressante que é um país em guerra. 

Não poderia faltar críticas, mas estamos falando de um autor contemporâneo que põe as garras no clássico, o que significa dizer que elas (as críticas) são em sua maioria veladas. Super recomendo a leitura desse livro, é uma viagem introspectiva de alto valor. 4 estrelas!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário