domingo, 25 de maio de 2014

Minha experiência com O Jogo da Amarelinha




Este texto não é uma resenha, acredito que resenhar O jogo da amarelinha de Julio Cortázar seria uma tarefa muito complicada para qualquer pessoa, então eu apenas decidi falar um pouco sobre a minha experiência de leitura.


Devo iniciar dizendo que eu nunca acreditei que um dia iria ler este livro, aliás, eu tinha tanto medo de lê-lo que falei que nunca iria pegar nele para este fim. Mas todo mundo que já é um leitor há alguns anos sabe que com o tempo a nossa mente vai exigindo livros mais complexos em um intuito de nos desafiar, e foi isso o que me ocorreu, após alguns anos eu decidi que queria ler O jogo da amarelinha e logo que este desejo me apareceu eu pedi um exemplar emprestado ao meu amigo. 


Após pegá-lo ainda fiquei um mês com ele na minha fila – mesmo odiando ficar com livros emprestados parados muito tempo – e finalmente o peguei para ler. A minha primeira decisão era que gostaria de ler da forma que Cortázar propôs, ou seja, fazendo dele um verdadeiro jogo de amarelinha. 


Iniciei a minha leitura no meu horário de almoço do dia 14 de maio e neste mesmo dia fui questionada por uma pessoa que já o leu se eu estava gostando e eu só podia dizer que não sabia. Foi difícil entrar na história, mas ainda assim consegui fazer algumas conexões e no final o livro está cheio de post-its. 



Uma das coisas que percebi é que os capítulos que ele diz não serem essenciais eram também mais fáceis de ler e alguns tinha outros não uma ligação com a história principal, muitos são apenas trechos de outros livros, algumas notas do autor.


O Jogo da amarelinha é uma loucura total! Horas eu acreditava que estava entendendo, horas eu não sabia o que estava acontecendo e hoje eu concluo que não sei bem se entendi, mas sei que gostei muito de passar por essa experiência e digo mais, o meu desejo agora é ler como um livro normal, seguindo a ordem “certa” dos capítulos. 


Mesmo nessa confusão toda, consegui entender muita coisa e me apaixonei perdidamente e fiquei com uma vontade enorme de conhecer Paris, de participar de um clube de discussão cultural e etc. 

Terminei a leitura no dia 24 de março e fiquei realmente surpresa, porque acreditei que iria levar muito tempo para lê-lo principalmente porque só estava lendo no metrô e no ônibus, mas ainda assim deu certo. Uma das coisas interessante de destacar é que eu disse que só iria realizar 3 tentativas de lê-lo, pensei realmente que não iria dar conta do recado, mas ainda que sinta que continuo confusa com este livro posso dizer que estou satisfeita com o resultado final.



Não contei nada da história do livro né? Mas acho que não tenho nada para contar. O que quero passar para vocês hoje é realmente a minha experiência. Quando eu reler, volto aqui para contar mais sobre ele para vocês. Mas por hora eu digo que não tem nada a temer. O Jogo da Amarelinha é um livro que deve ser lido. Você vai chorar e vai rir muito também, eu ri muito na parte do manicômio. Só digo isso!

2 comentários:

  1. Olá,
    eu não conhecia o livro, mas me chamou bastante atenção.
    Acredito que ele deve ser meio confuso, mas isso só me deu mais vontade de ler. :)
    Até mais.

    http://minhaqueridasophia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Ele é bem interessante, pelo menos quanto a estrutura e o que entendi da história me agradou muito. Recomendo!

      Beijos

      Excluir