quarta-feira, 16 de julho de 2014

Maus - Art Spiegelman


Sempre me interessei em ler sobre o Nazismo, isso começou quando eu ainda novinha decidi ler O diário de Anne Frank. Não preciso dizer que não obtive sucesso né? Poxa, quarta série e a menina querendo ler esse livro. Depois de adulta não tentei novamente. Mas li várias ficções sobre o assunto “A menina que roubava livros”, “Menino do pijama listrados”, "O Garoto dos Fantoches de Varsóvia" e alguns outros não ficção, também assisti alguns filmes e li Maus (Ratos em alemão).

Maus é uma graphic novel  premiada com o Pulitzer, que conta a história de Vladek Spiegelman, pai do autor do livro. Spiegelman é um judeu que viveu no período da Segunda Guerra Mundial e foi parar nos campos de concentração. A graphic novel narra a vida do personagem desde o casamento até o final da guerra e narra também como foi a produção da HQ.

Art Spiegelamn nos traça um perfil do seu pai, o que nos faz perceber que após a guerra ele se tornou uma pessoa avarenta, que faz todo o tipo de economia, isso em um momento parece ser engraçado, mas vemos que tudo isso foi resultado da guerra, pois Vladek passou vários momentos de necessidades nos campos de concentração.



Durante toda a trama presenciamentos muitos momentos difíceis, é triste ver o que as pessoas tinham que fazer para sobreviver, coisas que até então mesmo tendo visto alguns filmes e lido livros eu não conseguia imaginar. Posso dizer que em vários momentos as lágrimas caíram dos meus olhos. Definitivamente Maus não é uma história para crianças, muito drama, violência recheiam as páginas.

Os traços são bem simples e a representação se dá através de animais, onde os judeus são representados por ratos, os alemães por gatos, os poloneses por porcos e os americanos por cachorros.

Maus é simplesmente chocante e emocionante. Obrigatória para todo aquele que gosta da temática. 

Não vou me aprofundar muito nessa resenha, pois acho que se o fizer vou tirar toda a emoção que ela pode proporcionar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário