segunda-feira, 7 de julho de 2014

"Retalhos, Craig Thopson"


Li essa Graphic Novel no ano passado e hoje resolvi falar um pouco sobre ela com vocês. No dia 10 de março, passei com uma amiga pela Biblioteca Pública e decidi pegar esse livro e acredite, eu li quase 600 páginas em dois dias.

Retalhos é muito mais que uma graphic novel, trata-se de um relato autobiográfico do autor Craig Thompson. Desenhista, Thompson decidiu contar a história da sua infância até o inicio da juventude através dos quadrinhos de uma forma sensível e profunda.

Durante o inicio do livro passamos pela dura infância do autor na cidade de Wisconsin, onde vivia com os pais e dividia uma cama com seu irmão mais novo. Crescido em uma família cristã, onde percebemos que a religiosidade é o que rege as regras da casa. Na adolescência o Craig conhece Raina, uma garota pelo o qual ele se apaixona e que irá ajudá-lo a questionar várias situações da vida.

Thompson expressa através de desenhos todos os seus sentimentos com relação à vida. Através dos traços somos convidados a entrar no seu mundo de sonhos, na sua mente questionadora, e sentimos juntamente com ele todos os seus temores.

O que mais me impressionou em toda a história é a forma como as pessoas apresentavam Deus às crianças, criando uma imagem de um ser incapaz de compreender os nossos erros e pronto a todo o momento em nos castigar. Fiquei tão impressionada com o fervor da religião, a forma como ela foi apresentada na infância e posteriormente na juventude.

"De qualquer forma, eu havia encontrado uma forma bem mais fácil de escapar. 
Eu tentava sonhar."  - Craig Thompson 

Outra fase marcante foi o relacionamento com Raina, não consigo encontrar palavras para

para expressar o que senti ao entrar na vida da personagem, ao conhecer sua casa, seus irmãos, sua história. Percebemos que o relacionamento dos dois trás um amadurecimento enorme ao autor o fazendo reaproximar de seu irmão mais novo.

Fiquei chocada em vários momentos da história, principalmente quando a professora de escola bíblica questiona aos alunos sobre o que as pessoas farão no céu, e Craig diz desenhar, ela acaba com seu mundo de sonhos dizendo que o desenho não é uma forma de adoração a Deus.  

De um encantamento extraordinário, Retalhos é sem duvida uma das mais belas expressões dos sentimentos de uma pessoa. Sensível, real, e obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário