segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Legenda para quem não ouve, mas se emociona

Há alguns anos fiz um curso de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e naquele tempo me apaixonei tanto que procurei saber várias coisas relacionadas com a luta dos deficientes auditivos. Um dos movimentos que encontrei chama-se "Legenda para quem não ouve, mas se emociona", e este é o que ainda me desperta a atenção.



Quando sai do curso aos poucos meu interesse foi se esvaindo, mas hoje tenho bons motivos para relembrar este movimento.

A ideia do projeto é simples: colocar legenda em todo e qualquer filme, seja nacional, estrangeiro, dublado. Mas muitos devem perguntar: "Por quê legendar um filme dublado ou nacional?" - E eu vou explicar a partir da situação que me fez relembrar essa causa.

Alguns dias saiu o trailer do filme "Jogos Vorazes em Chamas", logo que vi passei o link para dois amigos, os dois gostaram muito, porém um disse: pena que provavelmente não vou conseguir assistir no cinema. - Logo pensei que fosse por uma questão de circuito cultural e fui perguntando o motivo e ele disse: Aqui só passam filmes dublados.

Este meu amigo utiliza aparelho auditivo e por mais apaixonado que seja pelo audiovisual, muitos filmes ele não pode assistir no cinema pela ausência de legendas. Por isso hoje venho aqui neste curto post para convidá-los a fazer parte deste movimento de inclusão. Muitos vão dizer que não sabem de ninguém que necessita de legendas, mas o que nos custa solidarizar com os outros?!! Talvez assim as autoridades cabíveis se sensibilizem com esta luta.

Como lutar:

Assine essa lista e ajude a divulgá-la: http://www.legendanacional.com.br/lutar.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário