quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Leituras do mês - Julho - Allison


E vamos as leituras de Julho, que por ser o mês de férias não significa muita coisa pois só leio em um horário do dia: a tarde.  





01- Cidade do fogo celestial - Cassandra Clare.


Não preciso nem falar que esse livro é a conclusão de série mais aguardada por metade da população leitora do mundo e gente, QUE LIVRO! Ao contrário dos livros 4 e 5 que tinham partes enfadonhas aqui ou ali, o COHF foi só ação a toda hora e a resolução fácil de conflitos quase (quase) que não incomodou. Favoritado, lógico.




02- Delirium - Carlos Patrício.

Contos nacionais fantásticos, mas já falei deles aqui no blog, é só conferir


03- Eleanor e Park - Rainbow Rowell.

E mais uma vez a expectativa me passando a perna... ela e esse ''final'' que eu não entendi quem a autora estava tentando agradar. Eu senti como se ela tivesse ficado o livro todo preparando um bolo para no final ele não ficar pronto. A estória é bonitinha e tem todo aquele climão de filme adolescente dos anos 80 e tem uma trilha sonora magnífica mas o enredo acaba se perdendo no final. Gostei de muitas coisas no livro, mas o melhor dele foi ter ressuscitado meu amor por Smiths. 

04- Os deixados para trás - Tom Perrotta.

 

Depois de uma leitura bem doce, precisava de algo ''pé-no-chão'' para desopilar e a escolha foi perfeita! Cheio de ironias e críticas a nossa sociedade, Tom Perrotta criou um evento pós-arrebatamento que acaba por aflorar toda a personalidade egoísta, carente e ácida dos moradores de uma cidade conservadora. Ninguém é o que parece e tudo isso vem a tona quando pessoas desaparecem e as que ficam tem que escolher no que acreditar, quando não se tem nada para acreditar. Aproveitei e estou acompanhando a série (The Leftovers) e venho falar mais dela depois. Mais um favoritado! 







05- Fragmenta-me - Tahereh Mafi.

Leitura de meia horinha (que ainda que foi meia hora por que O ADAM É MUITO CHATO!) que valeu só como gancho para o início de Incendeia-me, que falo já dele! 

06- 20 contos de Truman Capote. 

Leitura iniciada lá pelos meados de Março mas que só consegui concluir aqui. Apesar de Truman ter uma marca ou uma espécie de assinatura nos seus escritos, eles são bastante complexos e tem pouca coisa em comum. Gosto quando ele descreve o sentimento humano, a psique e já não gosto quando dos contos de ''acontecimentos'' dele. Acho muito ralo, sem nexo... e como essa coletânea tem de tudo um pouco, vários contos eu amei, assim como odiei vários. 

07- Cidades de papel - John Green. 





Definitivamente o melhor livro do John. Ele tem o clima de filme antigo, onde os adolescente tinham que seguir pistas para algo maior e tem também a reflexão sobre a morte e a brevidade da vida e a mistura com elementos nerds e amor não correspondido e... tudo o que você poderia querer em um romance jovem adulto. Cheio de tiradas hilárias e inteligentes, Paper Towns está mais para quem gostou de ''Quem é você, Alasca?'' do que ''A Culpa é das estrelas''... mas você pode ser eclético e gostar de ambos os livros, como eu. rs




08- Esse inferno vai acabar - Humberto Werneck.

Crônicas nacionais escolhidas a dedo do Jornalista e colunista Humberto Werneck. Achei os assuntos um pouco perfilados (visto que nunca tinha lido nada do autor) e depois da leitura eu percebi que deveria ter lido algum livro que mostrasse a essência do autor, que sem dúvida, deve ser bem rica. Adorei muitas crônicas e achei outras bem dispensáveis, mas só vou ter uma opinião formada sobre o Werneck depois que ler outras coisas dele... recomendo para quem já conhece a escrita do autor. 

09- Incendeia-me - Tahereh Mafi.





Comecei o mês com uma conclusão e terminei com outra. A trilogia Estilhaça-me (iniciada lá em 2012) vinha cheia de altos e baixos, mas que nesse livro a boa qualidade foi constante. Diferente de ''Liberta-me'', o segundo livro, eu achei que a autora não enrolou o leitor, achei até que ela foi rápida demais, poderia ter se prolongado, principalmente no final. Mas foi uma ótima leitura e concluída dignamente!




Volto no mês que vem com as leituras de Agosto! see ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário