segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Leituras do mês - Junho - Allison

Não costumava costumo fazer esse tipo de post por aqui mas achei que só lá no facebook ficava muito limitado, então vamos as minhas leituras de Junho, ainda nessa semana, posto as de julho.

#Junho: 

1- No escuro - Elizabeth Haynes.

Esperei tanto para realizar a leitura deste que acho que as expectativas acabaram me passando a perna, achei a escrita da autora muito repetitiva e cansativa e um dos temas que eu mais gosto da psique humana: TOC, acabou se transformando em algo chato na leitura do livro. A personagem principal era contraditória de diversas maneiras e a atemporalidade criada pela autora só enalteceu essa terrível característica... meio que estou com preconceito sobre os outros livros da autora, mas, veremos. 

2- Mrs. Dalloway - Virginia Woolf.

Ok, não era nada do que eu estava esperando mas a surpresa foi muito boa. Virginia sabe muito como fazer você parar e ter um momento introspectivo e a cadeia de acontecimentos que tomam partida em um fato do cotidiano: dar uma festa, transforma o livro em uma conversa com o eu leitor. Recomendo demais! 
3- O diário de Anne Frank - Anne e Otto Frank


 
                                                                         
Não sei por que demorei tanto para ler esse livro, acho que estava esperando ganhar de alguém (OBRIGADO HERLENNE <3), pois o livro me cativou muito, assim como a maioria dos livros do gênero (2ª guerra mundial, nazismo, ...). O contraste de um mundo em guerra com uma garotinha super inteligente até para a idade e seus conflitos adolescentes comuns tornou o diário algo tão sensível e simbólico que agora entendi o motivo de tanta gente babar pela leitura, é definitivamente especial. 

4- O regime militar brasileiro: 1964-1985 - Marcos Napolitano.

Leitura que me propus a fazer para uma prova na faculdade que acabou não sendo apenas mais um livro técnico. Aprendi muito sobre nosso país no período da ditadura militar (acabei percebendo que sabia mais da Alemanha Nazista que do Brasil na Ditadura, sim). Apesar de não aprofundar no assunto, Marcos Napolitano faz um panorama com tudo o que passamos (digo, nossos antepassados) durante o período mais anti-democrático e cheio de censura que nosso país viveu. Acabou que acabei (hmm, ok) fechando a prova. 

5- Liberta-me - Tahereh Mafi.

Com um começo de leitura arrastaaaaaaaada, Tahereh quase (quase) me fez jogar o livro pela janela (coisa que obviamente não fiz, ainda bem pois acabei (ontem) de ler o Incendeia-me e MEUS DEUSES <3), mas que no decorrer da narrativa vai ficando emocionante e retomando o fio da meada que começou lá em 2012 com Estilhaça-me. Acabou me surpreendendo mais uma vez. 

6- Admirável mundo novo - Aldous Huxley
Outro livro que demorei muito para ler e que acabou sendo mais uma distopia fantástica (quase tirando o pódio de distopia favorita de 1984, quase ein). A enxurrada de reflexões que temos a partir da leitura é tremenda e claro que uma sociedade totalmente alienada. Leitura obrigatória para fãs (ou não) de distopias. Você que já leu todas as distopias juvenis contemporâneas e ainda não leu Aldous, por favor né!? 

...última leitura do mês:

7- A outra sombra - Max Moreno
Literatura nacional!!! O autor Max Moreno me mandou um exemplar (na verdade dois, um foi para sorteio) e eu adorei a leitura! O enredo e minha opinião você confere clicando aqui.

Até o próximo! (post). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário