sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Jogos Vorazes: trilogia + filmes já lançados!


Olá pessoas! Decidimos no nosso grupo do Projeto Literário que esse seria o desafio atual: contarmos um pouco da experiência de leitura da trilogia Jogos Vorazes e comentarmos um pouco sobre as adaptações cinematográficas já lançadas. 


Comecei a leitura da trilogia em meados de 2012 num grupo do colégio (eu fazia o terceiro ano na época) e lembro de que naquele momento o primeiro filme já havia estreado e ao contrário dos demais do grupo, eu ainda não havia assistido. Acho que demorei uns dois dias para concluir a leitura do livro 1 e no mesmo dia que terminei já fui assistir ao filme e achei aquilo tudo muito fantástico! Não lembro se foi a primeira distopia que li mas essa visão de revolta contra o governo e forças dominantes que o livro passava me trouxe muitos sentimentos, achei tudo muito interessante e inteligente a ideia de revoltas e lutas por direitos um pouco mais romanceados que o livro trazia. 


Não demorou muito para eu terminar a trilogia e achei tudo aquilo muito bom, sabe? Na época eu lembro que o meu preferido foi ''Em Chamas'', mas hoje em dia o ''A Esperança'' é meu preferido da trilogia com certeza. 

Assisti o segundo filme no cinema no ano passado e adorei a adaptação. Passou um ano e resolvi reler o A Esperança para lembrar direitinho o que acontecia já que o filme está prestes a estrear e veja bem: continuo gostando muito da trilogia, mas alguns clichês na narrativa e enredo que com minha bagagem cultural 2012 eu não fui capaz de perceber esse ano eu percebi... O começo dos livros é um pouco monótono sim, mas da metade para o fim o livro ganha ritmo e demonstra a razão desse sucesso estrondoso na literatura e nas telonas. Um ponto baixo nos filmes é a questão filosófica da personagem que narra (Katniss). No livro você sente toda a revolta pulsante justamente pelos pensamentos da garota, coisa que desaparece no filme. O roteiro deveria ter encaixado esse detalhe tão importante na trilogia que são os pensamentos da Katniss, mas vai entender né? 

Hmm, sobre o final? Não vou contar spoiler, relaxe! Mas acho que grande parte do que fez Katniss entrar na competição acaba perdendo o sentido com um acontecimento no finalzinho do terceiro livro... tá, tem tudo aquilo de querer mudar a nação, transformar em democracia, mostrar os direitos da população... mas a razão sobrepôs a emoção e não é um final que esperamos em romances YA. No mais é uma série recomendadíssima que os filmes conseguem ser bem mais instigantes (vamos combinar, Jennifer Lawrence né?) mas que vale muito a pena principalmente para distração e entretenimento! 

Até mais!


Não deixe de nos acompanhar e visitar os blogs participantes:

2 comentários:

  1. Logo quando comecei a ler a trilogia, lembro de ter gostado muito. Mas assim como você disse, agora consigo perceber alguns clichês e tal. Eu gosto muito de A Esperança, mas não estou com expectativas muito grandes em relação ao enredo do filme, pois eu acho bem chatinho o começo do livro. Já A Esperança parte dois deve ser incrível!
    Outra coisa é que o final meio que ficou no vazio. Esperava mais, afinal, a Katniss me pareceu muito triste. Para mim, ela deveria estar mais animada.

    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li esses livros em 2011 e muitas outras vezes desde então e a narrativa me parece impecável. Quem livro não tem nenhum tipo de clichê?
    O final é muito simples, a Katniss nunca quis nada disso. Só queria viver sua vida, ter sua família a seu lado e isso fez dela tão especial. Ela mudou toda uma nação, por que isso foi praticamente imposto a ela, e teve de pagar o preço. Talvez o mais alto de todos.

    ResponderExcluir