quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Leituras do mês - Outubro 2014 #Allison

Como prometido, vou falar um pouco sobre as leituras do mês 10 de 2014. Ao todo foram 7 livros e 1 HQ. Confiram:

01 - Música para camaleões - Truman Capote:






Livro do mestre Truman não é nunca uma surpresa para mim, eu sei que vou gostar. E pessoas, Música para camaleões se tornou o meu favorito do autor. Capote tem um dom imenso de nos transportar para qualquer lugar do mundo e viver qualquer situação imaginável junto com ele. Fui a casa de uma vidente, me perdi na floresta, fui em um enterro com ninguém mais, ninguém menos que Marilyn Monroe e escutei músicas magníficas junto com camaleões engraçadinhos e metidos. Divino é uma palavra que descreve o livro. Recomendadíssimo! 









02 - A noite dos mortos vivos e a volta dos mortos vivos - John Russo: 


Então, Crepúsculo está para Drácula de Bram Stoker assim como The Walking Dead está para o livro de John Russo. Você sabe que se por acaso estiver na rua e encontrar um Zumbi deve destruir o cérebro da coisa para ''matá-la'' de vez, certo? Sabe também que se você tiver a infelicidade de ser mordido por uma dessas coisas você morrerá e voltará na mesmo condição, não é? Então, todas essas técnicas nasceram do trabalho de John e Romero lá pela década de 60. Se você comprou esse livro e ainda não leu mas espera algo inovador sobre os cadáveres comedores de carne humana, sinto muito ao lhe informar que não tem nada de inovador... não depois de todos os filmes e livros e afins de zumbis terem bebido dessa fonte. Um livro para quem gosta de: pioneirismo, cinema e um zumbizinho entrando porta adentro aqui ou ali. Esse livro é acima de tudo para mostra o quanto o ser humano é desprezível frente as adversidades. 









03 - Os miseráveis, vol. 1 - Victor Hugo: 

Les Mis é aquela classicão que primeiro te assusta pelo tamanho, depois te conquista pelas personagens apaixonantes e que elevam sua carga de compaixão consideravelmente. Não é estranho para quem acompanha meus posts de leitura que eu sempre falo mais sobre a experiência de leitura do livro do que dá estória em si. Sorte a minha pois se me pedissem uma sinopse de um livro como Os Miseráveis, esse post talvez só fosse sair lá para outubro de 2015. É uma teia de personagens e situações tão complexas e bem construídas que para destrinchar e falar só de um é complicado. O livro tem algumas partes enfadonhas quando o autor vai falar sobre a história do lugar onde a trama está sendo narrada ou toda a ancestralidade de um personagem x, mas essas partes são esquecidas logo em seguida quando nos deparamos com uma cena que nos deixa com o coração na mão. sangrando. Comecei o livro em setembro e estava lendo em doses homeopáticas sem pretensão de acabar (tanto que ainda nem iniciei o 2º e último volume) por que não quero chegar um dia e perceber que li devagar demais. É um livro para releitura? Talvez. Você nunca vai conseguir absorver todas as situações em uma leitura só.  







04 - A casa de Hades - Rick Riordan: 


A casa de Hades começa exatamente do ponto em que A Marca de Atena acaba: Percy e Anabeth caindo no Tártaro a la Alice in Wonderland. O pessoal do Argo II continuando em sua missão ante-Gaia e com mais um propósito: abrir as portas da morte e libertar os amigos. O livro segue no mesmo caminhos de seus antecessores mas o que dá um destaque são os pontos de vistas do livro. As personagens tornam-se mais fortes e confiantes e começamos a realmente enxergar uma possível vitória sobre Gaiabitch. Mas no final meio que considerei um livro só para elo de ligação entre a primeira metade da série (apresentação de personagens e um novo acampamento meio-sangue) com o sr. Rick querendo mostrar o quanto é criativo para formar um mundo novo (Tártaro) com todas as esquisitices as quais já estamos acostumados. Parece ''blá-blá-blá'' mas é um ótimo passatempo.  










05 - A outra volta do parafuso - Henry James: 





Essa foi talvez a surpresa do mês. Tenho esse livro há algum tempo na minha estante e não dava nada por ele, vai saber por que... mas acabei descobrindo um climão frio de terror e angústia e loucura no estilo típico de casarão sombrio e úmido de filme. É poético, é confuso, é imprevisível e não é nem um pouco esclarecedor. Leia por sua conta e risco!














06- O Exorcista - William Peter Blatty:



Como assim demorei tantas vidas para ler ''O Exorcista''? É simplesmente fantástico! O ambiente religioso quebrado pelo ateísmo. A construção da fé de um lugar que não existia nenhuma, as teorias inteligentes e cenas da degradação humana, tudo bem construído para um simples propósito: mostrar que você é aquilo em que você acredita. E o final? Incrível e humano.
















07 - Cotoco - John van de Ruit:




Decepção do mês. O livro estava na minha lista de desejados desde muuuito tempo por vários comentários positivos de pessoas que ''rolaram'' de rir das situações presentes no livro e durante a leitura eu fiquei: tá, quando chega a parte que vou rir? Tudo bem que o livro não é de todo chato, tem as questões masculinas que são realmente engraçadas mas ou eu não tenho senso de humor nenhum ou o livro é fraco mesmo e superestimado. Foi difícil terminar a leitura...











08 - V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd: 





Prometo falar dele em post só sobre HQ's lidas e o motivo de eu não ler muitas. Logo, logo!














Foi tudo isso pessoal. Estou fazendo esse post na metade de Novembro já e as leituras do mês 11 estão lentas, lentas... mas falo sobre elas no mês que vem! See u later!


Nenhum comentário:

Postar um comentário