segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Projetos de Leitura #Thalita

Durante o ultimo mês do ano estive pensando seriamente em fazer vários projetos de leitura, entre eles pensei em participar do desafio 12 livros para ler em 2015. Cheguei a criar a lista dos livros que leria, mas acabei refletindo um pouco sobre o assunto e acabei desistindo da ideia.

Os motivos que me fizeram desiste foram:

  1. Muitos livros que quero ler ficariam de fora
  2. A leitura deixaria de ser algo prazeroso e se tornaria uma obrigação.

Desafio Literário #instaTOCbookers2015

Então eu, juntamente com um grupo de amigos idealizamos um projeto de leitura para o próximo ano. O que mais me motivou a participar é que não escolhemos títulos previamente, e poderemos escolher de acordo com o nosso humor. Serão 12 tópicos, um para cada mês e deverão ser lidos na ordem, pois queremos discutir a escolha de cada um. E hoje também quero falar sobre este projeto e também convidá-los para participar. 

É algo simples, e vocês poderão acompanhar principalmente pelo instagram através da tag #instaTocbookers2015. Vou explicar cada tópico, primeiro porque alguns podem deixar duvidas e também porque posso dar algumas dicas para outros.


1 - Um livro proibido

Ao longo de toda a história da literatura muitos livros foram censurados e alguns até tiveram suas vendas proibidas e é um destes livros que você deve escolher.

Exemplo: Os sofrimentos do jovem Werther, Harry Potter, O apanhador no campo de centeio, O sol é para todos. E aqui você encontra um enorme lista de outros títulos:  
http://www.pinterest.com/soniamot/livros-que-ja-foram-ou-ainda-sao-proibidos-em-algu/

2 - Um livro esquecido na estante

O principal motivo para este tópico estar presente é que todos temos vários livros que compramos em algum momento da vida e que sempre dizemos que um dia queremos ler, mas nunca que este dia chega, então é agora! Vamos tirar a poeira destes livros e lê-los em fevereiro. 

3 - Uma biografia e/ou diário

Todo mundo tem alguma personalidade que admira, um uma pessoa que gostaria de saber um pouco  mais sobre a história. Que tal agora se aprofundar através da sua biografia ou diário?

4 - Um livro premiado

Existem vários prêmios literários: Nobel da Literatura, Jabuti, Pulitzer, Camões, entre outros. E só temos que escolher um livro e/ou autor que recebeu alguns desses prêmios. 

5 - Um autor nacional

Não sei vocês, mas eu leio pouquíssimos autores nacionais, tanto os clássicos quanto os contemporâneos e tá na hora de valorizar um pouco da nossa cultura. Livros brasileiros não faltam.

6 - Um livro de poesia

É um dos gêneros que muitos não gostam de ler. Eu tenho preferência pelos nacionais, mas este ano minha grande descoberta foi o Pablo Neruda que é um poeta chileno que me fez suspirar. 

7 - Um calhamaço

Guerra e Paz, Moby Dick, Os Três Mosqueteiros, As Mil e uma Noites, Os miseráveis; estes são apenas alguns dos que lembrei agora. Mês de férias dá para dedicar um tempinho maior para estes livros grandes e que muitas vezes postergamos por causa do tamanho.

8 - Um livro de contos

O terror da moçada! Muita gente não curte, eu sou uma delas, mas as vezes ler um livro de contos é necessário. 

9 - Um livro que virou filme

Atualmente eles tem feito muitas adaptações de livros para o cinema, que tal ler um deles?

Exemplos: Orgulho e Preconceito, Harry Potter, Bonequinha de Luxo, Razão e Sensibilidade.

10 - Um livro infanto-juvenil

Outubro é mês das crianças, então esse tópico foi bem propicio. Que tal ler Pedro Bandeira? (só uma sugestão).

11 - Uma graphic novel

Quem disse que quadrinhos é coisa de criança? Tem muitas graphic novel de qualidade por aí. Eu ainda não consegui definir a que vou ler, mas estou muito empolgada para escolher.

Exemplos: Maus, Retalhos, Persépolis, Asterios Polyp

12 - Um autor nunca lido por preconceito

Sabe aquele autor que todo mundo fala que é bom, mas você torce o nariz? Que tal dar uma chance a ele? Que sabe você descobre uma enorme paixão. 



TBR JAR

Resolvi entrar na onda e fazer minha TBR JAR, mas dificilmente vou falar dos sorteios aqui, postarei as fotos sempre no instagram e após a leitura possivelmente farei a resenha aqui. Os motivos que me levaram a participar é que tenho muitos livros aqui que estou enrolando para ler e quero dar uma movimentada na minha estante. Irei sortear apenas um por mês.

Abaixo a foto do primeiro livro sorteado:





Projeto 1001 livros para ler antes de morrer

E por fim, vou dar continuidade ao projeto 1001. O legal é que através da TBJ e do Desafio InstaTOCbookers eu vou poder ler muitos livros da lista. Por isso continue nos acompanhando aqui.

Desculpem pelo longo post e o meu próximo será o top 10 livros de 2014.


Feliz ano novo para todos!!!

Um 2015 cheio de realizações, leituras, musicas, filmes e tudo de bom!

Um comentário: