quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Leituras do mês - Dezembro 2014 - Allison

Oi gente, como foram as festas de fim de ano para vocês? Eu espero que tenham sido agradáveis! Voltei para comentar um pouco sobre minhas leituras do último mês do ano passado, quanto livro bom <3

01 - O Sangue do Olimpo - Rick Riordan:





Sabe aquela vontade de devorar o livro e ao mesmo tempo poupá-lo? Sei lá, é como se um ciclo da minha vida estivesse fechando com a conclusão dessa série. Ciclo que começou lá no ensino médio quando a Carolzinha (beijão Carolzinha <3) me apresentou a série Percy Jackson. Sobre o livro em questão: o Rick conseguiu manipular de maneira magistralmente os sentimentos dos leitores. Casais, mortes, amizade, segredos... e sobre o amadurecimento dos personagens? palpável! Um consolo? Ainda tenho alguns livros do Rick para ler e claro: que venham mais séries! 







______________________________________________________________________________

02 - A estrela que nunca vai se apagar - Esther Earl: 


Li esse livro esperando algo emocionante e o que encontrei foi uma versão moderna e piegas de ''O Diário de Anne Frank''. Não me entendam mal, não sou uma pessoa insensível e claro que encontrei partes que me faziam respirar fundo no livro mas a maneira como ele foi construído simplesmente acabou com todo o clima. Achei o depoimento dos pais dela sem emoção nenhuma e a todo momento uma vozinha me vinha a mente: ''vender, vender, vender...'', oportunismo e etc... mas deixa eu defender o livro: primeiro de tudo, eu não ''conhecia'' a Esther Earl e não acompanhei junto com a ''fã-base'' dela os altos e baixos no tratamento e na luta da garota contra essa doença terrível que ainda leva muitas vítimas. Isso pode sim ter contribuído negativamente com minha experiência de leitura. Segundo, eu gostei muito das partes que o John Green interagia com a família e com a própria Esther, me fez perceber que ele realmente parece ser uma pessoa incrível. Se eu recomendo? não! Vá ler ''O Diário de Anne Frank'', ok?

______________________________________________________________________________

03 - Me ajude a chorar - Fabrício Carpinejar: 





Assisti uma entrevista com o Fabrício há um tempo atrás e adorei o humor dele. Ele não debocha de ninguém (a não ser dele mesmo) e ainda fala dos relacionamentos em geral de uma forma autêntica, crítica e humorística. Estava vagando pelo site da Saraiva (um perigo!) e encontrei a venda cópias autografadas do livro, não pensei duas vezes e comprei. A Thalita sempre me indicava Fabrício e quando eu vi a cópia autografada eu não tinha mais desculpas para não ler logo e o livro do Fabrício é como ele: com um humor leve, sentimental e engraçado. Preciso procurar mais livros do autor e me deleitar com a escrita dele mais uma vez.






_____________________________________________________________________________

04 - Put some farofa - Gregório Duvivier: 



Deu para perceber que a minha vibe de ler textos nacionais ainda não tinha passado né? Quando vi o lançamento pelo instagram do Gregório eu corri para o computador e fui enricar a Saraiva. Gente, que livro delicioso! Apesar da maioria dos textos eu já conhecer por acompanhar a coluna do Gregório da Folha de São Paulo ou por acompanhar os vídeos do Porta dos Fundos a experiência de leitura foi totalmente nova e eficaz. Gregório é direto ao ponto e não tem medo ser politicamente incorreto. O livro tem muito texto e não deixa a desejar em nenhum aspecto. Ok, poderia ter mais... ok, poderia ter 1000 páginas, mas deixa que enquanto a Folha pagar o Gregório vamos ter texto novo toda semana. haha





______________________________________________________________________________

05 - O presente do meu grande amor - Vários autores: 



Imaginem o tamanho da minha surpresa quando descobri esse livro! Achava que minhas leituras fofas de natal iriam se resumir em reler o ''Deixe a neve cair'' (não que eu não tenha lido ele, já e já conto) mas quando descobri esse livro eu decidi que eu precisava disso para o meu natal/ano novo. Não é a toa que fui na Cultura na manhã do outro dia (sente o desespero) para adquirir meu exemplar. E fofo é uma palavra que realmente resume o livro. Certo, como TODO livro de contos, alguns são chatos, outros são ''WTF'' mas os contos que eu realmente gostei valeram a experiência de leitura. Conheci vários autores que já anotei aqui para procurar obras para ler. E separei outros autores que não vou querer chegar nem perto da escrita, rsrs. 






_____________________________________________________________________________

06 - Deixe a neve cair - Lauren Miracle, John Green e Maureen Johnson: 


Uma releitura! Li ele em dezembro de 2013 em e-book e no meu passeio a Livraria Cultura acabei adquirindo ele em versão física. A releitura foi tão prazerosa quanto a primeira leitura. O primeiro conto continua sendo meu preferido, o segundo (o do John Green) continuei achando muito chato e o terceiro fecha muito bem o livro. Tudo bem que você tem que se esforçar para criar o clima fofinha e frio das festas de fim de ano do Hemisfério Norte (visto que vivemos no calor constante, cearenses que o digam) mas como a leitura flui esse não é um problema. 










_____________________________________________________________________________

07 - As crônicas de Nárnia - C. S. Lewis:


Comecei a leitura desse volume único em meados de 2009 e lia em doses homeopáticas de 1 a 2 textos por ano, geralmente nessa época (natal, fim de ano... não me perguntem a razão mas sempre relaciono a essa época) e 2014 foi finalmente o ano em que li o último texto: ''A Batalha Final'' e portanto concluí o livro. Não sei se pela época ou por conta da minha bagagem cultural que em 2009 não estava lá essas coisas mas lembro de ter gostado bem mais dos primeiros contos. De ''A Batalha Final'' eu só comecei a gostar quando já estava acabando e tem aquela revelação chocante (ou não tão chocante assim, tenho a impressão de que sempre soube) no final de tudo. É claro que super recomendo o livro e quero mais adaptações para filme, eu gosto dos 3 primeiros ): 






_____________________________________________________________________________

08 - As crônicas de Bane - Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan e Maureen Johnson: 


Venho desejando esse livro a tanto tempo que olha... quando eu vi a capa oficial e a data de lançamento dele eu quase não acreditei (quem me acompanha no facebook deve lembrar do meu surto). Magnus Bane sempre foi meu personagem favorito de ''Instrumentos Mortais'' e quando soube que teríamos a chance de conhecer melhor as peripécias do feiticeiro eu fiquei em êxtase. O livro é realmente muuuito bom. Fora que você encontra personagens do passado e do presente das séries da Cassandra e o humor do feiticeiro é demais! Se você é fã, não sei o que tá fazendo parado ai que ainda não foi ler. 









_______________________________________________________________________________

Foi tudo isso gente, ao todo em 2014 eu li 90 livros e gostei demais das minhas leituras. Tirando um ou outro que nessa altura já devo ter me desfeito do exemplar foram ótimas leituras. Conheci muitos autores, muitos personagens e histórias (estórias, whatever) que vou levar para o resto de minha vida. Eu espero que 2014 tenha sido bom para você no quesito leituras e espero um feedback e que você continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais... agora vamos com tudo nas leituras de 2015, até já! ;) 

Instagram: @allisonfeitosa | Facebook: AllFeitosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário