quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Top 10 - As melhores leituras de 2014 - Thalita

Como o ano só acabou ontem e ainda me restava esperança de ler mais alguma coisa, deixei o post para o primeiro dia do ano.

Quero iniciar dizendo que essa é uma lista injusta. Não só pelos livros escolhidos, mas também pela posição de cada um. Todos aqui mereciam estar no primeiro lugar. Durante 2014 eu li 81 livros, ou seja, escolher apenas 10 é terrivelmente injusto, pois muitos não estão aqui. Mas vamos lá. Como o Allison disse no post dele, pensamos em uma lisa de 5 títulos, mas isso seria mais injusto ainda (risos).

Meu critério para a escolha dos livros foram: Livro que constantemente eu me pego pensando neles. 

Então vamos lá:

10º Harry Potter e a Pedra Filosofal

Este ano iniciei a leitura desta série, falei um pouco sobre a minha experiência com o primeiro livro neste post. E a pergunta que tenho feito é: como fiquei tanto tempo sem ler estes livros. Já li o segundo e gostei muito também, mas acho que o primeiro me cativou mais. O segundo é legal, entretanto ele não me passou a magia do primeiro livro. O que mais gostei é que ele me fez fantasiar, viver um mundo de sonhos igual na época em que eu estava passando da infância para a adolescência.

Link post:http://cemiteriodospostsesquecidos.blogspot.com.br/2014/11/minha-experiencia-com-harry-potter.html



9º A Fúria dos Reis

Desde o ano passado estou enrolando para ler o segundo livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Eu havia gostado muito do primeiro, mas o tempo estava curto e não consegui ler o segundo e neste ano desde mais ou menos julho eu estava lendo a conta-gotas. No final de novembro eu decidi que o ano não iria acabar sem eu terminar de ler o livro e ai gente, amei muito! Deveria sim ter lido antes, e não foi por falta de avisos. Mas li e claro, apaixonei! Aliás, gostei mais deste. Claro que agora não vou enrolar tanto para o próximo livro.





8º Me ajude a chorar


Este ano tive a grande oportunidade de conhecer a escrita do Fabrício Carpinejar e foi através do livro Não atravesso a rua sozinha. E gostei tanto que logo peguei mais três livros dele para ler e gente, é impossível não gostar da escrita dele. Para quem gosta de crônicas essa é uma boa pedida. Este livro é curtinho e nele Carpinejar nos faz visitar a memória em busca de situações narradas através de suas crônicas. Chorei muito lendo este livro e recomendo fortemente. Este aqui está representando todos os outros dele que li, e que seria injusto com outros autores se os tivesse colocado. 

Link post: http://cemiteriodospostsesquecidos.blogspot.com.br/2014/11/me-ajude-chorar-fabricio-carpinejar.html



7º Crime e Castigo

Nunca pensei que um dia fosse querer ler um clássico russo. Faltava coragem, afinal trata-se de um clássico e por mais que eu não tenha medo deles... Mas o caso é diferente, clássico e russo estão na mesma classificação o que causa certo temor. Mas no final do ano passado resolvi que iria ler e pedi ao meu amigo essa edição da 34 emprestada, e foi com um certo termo que coloquei no porta luvas do carro enquanto me dirigia para casa, isso em novembro. A coragem para realmente ler só veio no final do ano passado e decidi que seria o primeiro livro deste ano. Que arrependimento! Deveria ter lido naquele dia mesmo que peguei emprestado, deixado de lado todas as leituras e ir ler Crime e Castigo. Cinco estrelas e um coraçãozinho.



6º Cem sonetos de amor

Já falei de Cem sonetos de amor aqui. Não consigo descrever o tanto que gostei deste livro e o tanto que quero relê-lo logo. Diversas vezes me pego pensando no amor que Neruda sentia por sua amada. E queria compreender como ele conseguiu colocar em palavras todos aqueles sentimentos. É impossível ler Cem sonetos de amor e não desejar vivenciar algo parecido. Então uma dica para os apaixonados e principalmente para aqueles que querem presentear namorado, namorada, esposa, marido...

Link do post: http://cemiteriodospostsesquecidos.blogspot.com/2014/11/o-amor-de-neruda-uma-breve-experiencia.html


5º O sol é para todos

Outro livro que já tem resenha e que é extremamente fofo. Tocante é a palavra ideal para descrevê-lo. Neste livro Harper Lee fala sobre o racismo, mas através do olhar inocente de uma criança. Interessante é falar sobre a inocência aqui, pois como todos sabem muitas crianças ainda não tiveram contato com a maldade do ser humano e por isso não conhecem o preconceito, elas simplesmente fazem amizade com quem elas gostam sem pensar na cor, religião, sexo, e etc. E neste livro tenho talvez o meu personagem masculino favorito do ano.

Link do post: http://cemiteriodospostsesquecidos.blogspot.com.br/2014/06/o-sol-e-para-todos-harper-lee.html


4º Festa no covil 

Outra grande descoberta do ano foi Juan Pablo Villalobos, um autor mexicano que escreve de uma forma bem legal. Este livro pertence a uma trilogia e já li os dois primeiros, esperando grandemente o terceiro. Este é outro livro narrado por uma criança, e no caso o filho de um poderoso traficante. Que livro lindo e sensível. Nos faz ter compaixão por essa criança que vive tão só, afasta do convívio social e que tem que estudar em casa com um professo particular. Imaginem vocês que ele tem praticamente um zoológico em casa, pois o pai não o permite visitar um. Livro curtinho para se ler em um dia.





3º A resposta 


Claro que A resposta não poderia nunca deixar de aparecer nesta lista. Porque eu acho que nenhum livro me fez fazer tantas anotações e pensar tanto quanto este. Acho que nunca critiquei tanto a sociedade através de uma leitura como esta. E o mais incrível é que apesar da grandiosidade deste livro ele é muito fácil de ser lido. A leitura flui de uma forma tão agradável. Recomendo? Mas é claro que sim, tanto o livro quanto o filme.

Link do post: http://cemiteriodospostsesquecidos.blogspot.com.br/2014/06/a-resposta-kathryn-stockett.html




2º Os miseráveis 

Arrependimento da vida foi ter lido uma adaptação para colegial na adolescência. Este ano tive contato com a obra original em português. Deixei para ler no fim de agosto e só terminei em outubro. Claro que o intercalei com outras leituras. Os miseráveis é uma leitura necessária a todos, pois se trata de um livro tão atual mesmo sendo um livro tão antigo. A escrita de Victor Hugo é maravilhosa. Claro que por ser um livro extremamente grande ele tem algumas partes cansativas, pois Hugo é bem descritivo, mas gente vale a pena.






1º A sangue frio 


Já havia lido um livro do Capote, Bonequinha de Luxo, mais famoso por causa do filme, quando o li na verdade estava em busca do A Sangue Frio, acabei me deparando com Bonequinha e não encontrando o que desejava, o levei e li. Adorei e decidi que realmente precisava continuar a minha busca. Quando peguei A Sangue Frio na biblioteca comecei a ler no caminho de volta para casa mesmo. Após meu amigo descer do ônibus bem antes de mim e como eu tinha que fazer o caminho de volta sozinha, nada melhor que estar acompanhada de um livro. Na época que li estava lendo mais outros 3 livros, praticamente abandonei 2 e o outro foi um pouco deixado de lado, mas ainda assim lido. A Sangue Frio é daqueles livros que te capturam logo no inicio e dificilmente você vai abandonar. Capote te faz apaixonar por cada personagem, sim, sabemos que eles realmente existiram, mas também imaginamos que muito do que foi escrito é uma criação do autor, por isso estou dizendo que ele que nos faz apaixonar. Livro que é facilmente devorado. Divide o primeiro lugar no pódio com os Miseráveis, porque todos dois são os melhores que li.

Menção honrosa:

 


Então essa é a minha lista. Espero que gostem e não se esqueçam de comentar se já leu algum desses e quais foram os melhores livros que vocês leram neste ano. 

7 comentários:

  1. Nunca li nenhum desses livros. Nem HP, acredite. Quero comprar os livros e ler algum dia, porque todo mundo fala que são ótimos.
    Também quero ler As Crônicas de Gelo e Fogo.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia,

      Até pouco tempo atrás eu tbm não havia lido HP e adorei! Recomendo fortemente cada livro desta lista.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Ahhhhh que leituras incríveis Thata!!!
    Quero ler Os miseráveis logo, calhamaço do amor nessa vida <3
    E A sangue frio é realmente genial!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati,

      Leia sim Os miseráveis! Mês 7 é uma grande oportunidade. E realmente a sangue frio é amor <3.

      Beijinho linda!

      Excluir
  3. Thalita,
    Amei a sua lista e de todos esses só li Harry e Cronicas do gelo e fogo, mas todos os outros estão na minha listas de desejados.
    Se quiser dê uma olhadinha na minha lista:

    http://asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/01/os-melhores-e-o-pior-livro-de-2014.html

    Bjus,

    Dani Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os outros Dani!

      As crônicas de gelo e fogo tá só ganhando espaço no meu coração e espero que o próximo HP que eu vou ler seja mais empolgante do que o ultimo que li.

      Beijinho.

      Excluir
  4. Oiii, Thatá! Que post legal! Deu pra ter uma ótima ideia do motivo de cada livra estar na lista dos dez melhores do ano. Tenho muito interesse na maioria dos livros do seu top 10, ótimo saber mais sobre eles. E Carpinejar também foi para mim uma ótima descoberta! Obrigadaa! <3
    Desculpa demorar tanto aparecer por aqui, tô me acostumando ainda a acompanhar os blogs certinho!

    Um beijo!

    ResponderExcluir