quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A Redoma de Vidro - Sylvia Plath


Uma das melhores coisas que a Globo Livros fez através do seu selo Biblioteca Azul foi reeditar o livro A Redoma de Vidro de Sylvia Plath. O livro estava esgotado a muito tempo e achava-se apenas um exemplar do mesmo na Estante Virtual  com um preço nada interessante. Não sei se foi insistência dos fãs, ou por saber que muitos estavam curiosos quando a esse título que no final do ano passado a editora relançou o livro aqui no Brasil.

A Redoma de Vidro é um dos 1001 títulos presente no livro 1001 livros para ler antes de morrer e logo foi entrando para a minha lista de "Quero Ler", entretanto eu ainda não fiz o post da parte dele e por isso ele ainda não havia aparecido por aqui.

A primeira grande coisa que tenho a dizer a respeito dele é que se você espera grandes reviravoltas, traições, essas coisas pode parar, este não é um livro para você, ele é drama psicológico.
Aqui conhecemos Esther, uma jovem estudante universitária que participou de um concurso de escrita e que por isso conseguiu um estagio em uma editora de revista em Nova York.

No inicio do livro, vamos conhecendo Ester e este mundo que ela vive, onde ganha-se muitas amostras grátis, almoços, participa-se de estreias de filmes, entre outras coisas. Mas em um determinado momento de sua história Esther começa a entrar em crise e isso vai acontecendo de uma forma tão sutil que dificilmente percebemos, quando notamo-la já está há algum tempo sem lavar os cabelos e realizando tentativas de suicido.

Ela começa a achar natural pensar em formas de se matar e acaba sendo internada em um hospital psiquiátrico.

Eu não sei se já comentei aqui, mas tenho uma tendência forte a gostar de dramas psicológicos, apesar de ler poucos livros do gênero, e como não poderia ser diferente, gostei muito de A Redoma de Vidro. Acho que não me identifiquei tanto por não ter passado por uma crise depressiva como a da personagem, mas este é um excelente livro, e quando paramos para pensar que ele é meio autobiográfico sentimos ainda mais um pouco a dor da personagem, por saber que alguém passou por aquilo. Claro que se você já leu O apanhador no campo de centeio você vai lembrar deste livro ao ler A Redoma de Vidro, eu mesma fiquei comparando várias vezes.

Um cuidado muito grande que deve-se ter ao ler este livro é a escolha do momento, se você está em uma fase depressiva, essa não é uma boa escolha de leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário