segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Festim dos Corvos - George R. R. Martin

Avisamos que o post contém spoiler dos 3 primeiros livros da série, leia por sua conta e risco! 


Continuando a longa e sofrida jornada do povinho de Westeros, O Festim dos Corvos começa imediatamente após os eventos ocorridos no terceiro livro: Arya postando #partiu Bravos/Braavos, Tywin Lannister sentado para sempre em sua latrina, Tyrion desaparecido, Sansa não mais sonsa e agora filha do Mindinho, Brienne maltratando seu cavalo ao caminhos sobre rumo nenhum, Jaime com vários problemas nas mãos (hahahah, desculpem) e claro, Cersei pura e casta como sempre. 

Morre mais um rei e nasce mais um regecida mas quem paga a conta é Cersei em Porto Real. A atual rainha regente tem que fazer das tripas coração para tentar governar o reino enquanto seu filho Tommen não tem idade para assumir e ainda tem que ''lutar'' contra a resistência do povo das flores lá. Enquanto isso, a raiva de Jaime pela irmã ex-amante só cresce e a rainha perde mais um aliado. Brienne e sua inseparável espada cumpridora de promessas saem juntas em busca de Sansa, que por sua vez está aprendendo o jogo dos tronos com seu mais novo pai Mindinho no Ninho da Águia. Arya chega em Bravos e percebe que para pertencer ao lugar ela precisa abandonar muito mais do que só seu verdadeiro nome. Jon Snow agora comanda os irmãos juramentados e decide colocar Sam em uma missão muito desafiadora. Depois da morte de Oberyn, os Martell oficializam sua vingança e usam Myrcella como parte do plano, até que algo dá errado e toda a família precisará se unir se quiserem realmente concretizar a vingança. 

Bom, o livro de quase 600 páginas vai contar basicamente o desenrolar dos fatos em todos esses núcleos e é de longe o livro com mais partes chatas EVER! Martin é o mestre da enrolação pois apesar de você quase começar a dormir em algumas partes não consegue parar pois sabe que no finalzinho do capítulo acontece algo que faz todas as páginas chatas valerem a pena... fazer o que? o cara é um mestre! E claro, tem também a questão de que alguns dos personagens favoritos de muitos não aparecem nesse volume (Dany, Tyrion, Jon...) devido a decisão do autor de dividir por região. 

Vou confessar que até a metade do livro foi uma leitura muito arrastada mas a partir de então voltamos a perceber o melhor de Martin no desenrolar. Os capítulos que mais gostei foram os da Cersei pois eles quebravam a monotonia presente em todos os outros, mesmo que ela não seja a melhor personagem e tal. Assim como o segundo, acho que esse livro serve apenas de transição para eventos maiores que provavelmente acontecerão no 5º livro, que aliás mal posso esperar para começar a ler. A 5ª temporada estreia em Abril e contará os fatos que acontecem no 4º e 5º livro. Foi dificil? um pouco, mas precisamos passar por ele para continuar a descobrir as desventuras em série desses personagens que amamos odiar. 4 estrelas! See ya! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário